AS PCHS – PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS




Atualmente as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) representam um dos principais focos de prioridade da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), no que se refere ao aumento da oferta de energia elétrica no Brasil.
Por suas características, as PCHs são as usinas com potência instalada superior a 1 MW e igual ou inferior a 30 MW e com o reservatório com área igual ou inferior a 3 Km², esse tipo de empreendimento possibilita um melhor atendimento às necessidades de carga de pequenos centros urbanos e regiões rurais. A partir de 1998 a construção destas unidades de geração foi incrementada por meio de uma série de mecanismos legais e regulatórios.
Em Santa Catarina, são várias as regiões que propiciam a instalação de PCHs, por serem áreas de concentração urbana, com relevo bastante movimentado, com a presença de rios caudais e com demanda para a produção de energia elétrica.
Em relação ás plantas industriais geradoras de energia elétrica, as PCHs são de significativa importância para o enriquecimento da matriz de energia elétrica do Brasil e também do estado de Santa Catarina. Pois são empreendimentos bem integrados ao desenvolvimento sustentável, causam poucos impactos negativos para o ambiente e também para a sociedade de um modo geral.
Nos dias de hoje, as PCHs são responsáveis por 2,9% da energia elétrica gerada no Brasil e em Santa Catarina 4,67%. Esta parcela na geração de energia elétrica ira aumentar significativamente no futuro devido ao grande número de projetos em execução (construção e outorgados pela ANEEL). Atualmente as PCHs são empreendimentos muito procurados por investidores de todos os portes e, também são muito visados pelas empresas estatais que atuam na área de energia elétrica, pois estas possuem um grande pacote de incentivos que as tornam um investimento muito lucrativo.
Santa Catarina tem capacidade de fornecer: materiais, equipamentos, mão de obra entre outros para a toda a construção destas usinas. Estes empreendimentos estão trazendo muitos investimentos para o estado, gerando empregos, arrecadação de impostos, desenvolvendo novas tecnologias, entre outros fatores.
Com todos estes aspectos positivos em relação ás PCHs cada vez mais estes empreendimentos são de significativa importância para aumentar a oferta de eletricidade no Brasil, dentro de um modelo de sustentabilidade econômica que é de fundamental importância para as futuras gerações do País e do mundo.

Referências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO BIOGEOQUÍMICO E A AÇÃO ANTRÓPICA

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O EXTRATIVISMO

O SOLO E A QUALIDADE AMBIENTAL