CAPITALISMO E SOCIALISMO, O QUE DIFERE?

O Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção são de propriedade privada, ou seja, pertencem à uma pessoa física e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.

O Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Em geral os bens de produção pertencem ao Governo (Estado) e os trabalhadores tem, além de seus salários, a distribuição dos lucros gerados por seu trabalho.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.


Assim, tanto Capitalismo como o Socialismo tem seus pontos positivos e negativos.
Este texto serve para a reflexão dos estudantes do PROESDE. 

Comentários

  1. Como conversado em sala, no último sábado, nenhum dos dois sistemas é de todo ruim. Exatamente pensando nisso, o ideal seria utilizar algumas características do Capitalismo, e outras do Socialismo, para a criação de um sistema eficaz no desenvolvimento efetivo da sociedade brasileira, em todos os aspectos - de forma coerente, justa, humana, mas também que vise um crescimento econômico que possa acabar com a má distribuição de renda e injustiças sociais.

    Yara Elberhardt

    ResponderExcluir
  2. Como comentado anteriormente, o ideal não seria apenas criar, mas sim, por em prática um novo sistema em que juntasse os pontos positivos dos sistemas já existentes, ou então, implantar um novo modelo em que obtivesse resultados positivos tanto para a população quanto para a economia do País, pois são perceptíveis o desenvolvimento distinto e as desigualdades daqueles que adotam o capitalismo e dos que seguem o sistema socialista.

    ResponderExcluir
  3. Conforme o debate em sala, a ideia de Karl Marx e Milton Friedmann, mesmo nunca tendo se encontrado, é parecida, enquanto Karl Marx defendia socialismo e liberdade e Milton Friedamann defendia capitalismo e liberdade. Pode parecer divergente dizer que a ideia dos dois eram parecidas, enquanto um acreditava no socialismo e outro no capitalismo, mas os dois queriam liberdade econômica.
    Karl acreditava que o socialismo traria a liberdade econômica, tendo em vista que na visão dele o capitalismo beneficiava uma pequena parcela da população, ou seja, os comerciantes e empresários, possuidores e exploradores da mais valia, enquanto do outro lado tinham os assalariados explorados pelo detentor do poder. Acreditava em um estudo e oportunidade igual para todos oferecidos pelo governo.
    Enquanto Friedamnn defendia a ideia de um poder limitado para o governo e livre mercado. Frisava que a sua ideia não queria a ausência do governo, mas apenas uma limitação, pois o seu total controle seria uma ditadura, longe da liberdade que tanto almejava.
    Resumindo, precisa ter um pouco de cada sistema para formar um sistema ideal, ou quase ideal. Pois extremistas sempre terão lados positivos e negativos muito fortes, sendo que ambos podem estar certos.

    Karoline Baptista

    ResponderExcluir
  4. Em teoria o socialismo é bom, isso é inegável. No entanto, vejam os exemplos que temos como a China que é socialista mas não se interessa com o bem de sua sociedade que praticamente são escravos. A Coréia do norte também. Enfim, cumprido à risca, seria um ótimo sistema econômico, no entanto, pessoas se corrompem, principalmente governantes, assim, do socialismo para a opressão com fins de ganhos pessoais seria apenas um passo. O ideal é cobrar dos nossos governantes o retorno dos impostos, a fim de se reduzir a desigualdade. Pois é possível ter saúde e educação públicas de qualidade dado a quantidade de impostos que pagamos.

    ResponderExcluir
  5. Um sistema socialista, voltado para a satisfação das necessidades das pessoas, com planejamento, essa enorme destruição da natureza para a produção de bugigangas não teria tantas chances de ocorrer. Desse modo, o capitalismo trouxe alguns benefícios à humanidade, mas, da maneira como é, pode trazer o fim da vida humana nesse planeta, haja vista que suas práticas não são sustentáveis, além de ofertar benefícios apenas para poucos a um custo enorme para toda a humanidade.

    Maicon Gislon

    ResponderExcluir
  6. O capitalismo tem como prioridade o capital, que gera à inovação que é feita pela livre concorrência, impulsionada pela alta produtividade das empresas, em busca de um produto ou um serviço, que as pessoas consumam.Isso só acontece pois, as pessoas são gananciosas e tentam sempre estar em um bom nível dentro da sociedade seja por status ou comodidade, conforto. Já no socialismo a produtividade é baixa por que as pessoas não tem projeção de futuro, pois tudo que elas consomem vem do estado, ou seja demoraria muito para termos tecnologia, sem a livre concorrência do capitalismo. Por outro lado o capitalismo divide a sociedade em classes de poderes aquisitivos, como classe baixa, média e alta, deixando muitas pessoas na pobreza e na miséria.
    Diogo Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Os dois sistemas possuem lados positivos e negativos. O socialismo vivendo pregando a igualdade, mas em que as pessoas esperam as coisas do governo. E o capitalismo, o que o "tem mais" é o melhor, com as classes sociais bem divididas. Se esses sistemas fossem bem executados ou se fosse criado um sistema com os pontos bons desses sistemas, talvez o obtivéssemos melhores resultados, tanto para a população como para a economia.
    Carla Melo Gomes

    ResponderExcluir
  8. Se pegássemos como base os pontos positivos de cada tipo, poderíamos criar um novo modelo, para assim ter maior aproveitamento, de todas as situações, e para todas as pessoas envolvidas. Com isso juntar ambas as partes boas, e fazer com que as duas andassem juntas.
    Vemos no relato acima que tem em ambos os lados coisas boas, e com isso criar um único sistema. Talvez nosso pais, a população e o capital seria melhor. E não estaríamos numa crise tão grande.

    Stefani Ferreira

    ResponderExcluir
  9. O Capitalismo e o Socialismo tem suas vantagens e desvantagens. O Capitalismo trata-se do individualismo e da capacidade de cada pessoa em produzir sua própria riqueza.O Socialismo trata da igualdade econômica entre todos os indivíduos do país, supervisionados pelo Estado.
    A vantagem do Capitalismo é que ele estimula o desenvolvimento da economia. No países capitalistas, quem mais produz e tem bons preços, acabam gerando concorrências e assim, quem vende mais, gera sua própria riqueza. A principal vantagem do Socialismo, é o sua igualdade para todos. Todos tem os mesmos direitos e deveres, assim todos são beneficiados da mesma forma.
    Unir os dois sistemas no mesmo país seria bom, juntando as vantagens de cada um deles, porém, a política e o estado financeiro do país, teria que ser adequado.

    Mateus Klietzke

    ResponderExcluir
  10. Em análise aos dois sistemas em tela, pode-se concluir que o sistema ideal dependerá do ponto de vista de cada um. Minha opinião é baseada no fato de que uma sociedade deve ter aquilo que ela quer, desde adquirir um bem ou escolher uma metodologia de governo. Deste modo, acredito que cada sociedade esta inserida na forma de administração que achou melhor, e que o voto da maioria sempre prevalecerá, não importando o tema discutido. Assim como o Socialismo o Capitalismo apresenta seus prós e seus contras e assim será com qualquer sistema de governo existente ou ainda por vir. Por fim vale ressaltar que conforme já exposto em sala, a melhor forma de adotar um sistema não é copiando mas sim desenvolvendo de acordo com as necessidades e características particulares de cada povo e/ou. região.

    Lucas Mendes Tamanini

    ResponderExcluir


  11. O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Cada individuo deve viver a sua maneira, e como achar melhor .Fabiana

    ResponderExcluir
  12. Os dois sistemas tem suas vantagens e desvantagens. Algumas vantagens do capitalismo seriam a descentralização da economia, a livre concorrência e o constante aperfeiçoamento de métodos. As desvantagens seriam a exclusão de pessoas que não conseguem oferece um serviço que gere renda, individualismo social e desigualdade social, poucos que tem muito e muitos que tem pouco.
    No socialismo tem as vantagens de não haver altos e baixos na economia devido esta ser controlada pelo Governo, o Estado tem mais controle sobre o que está acontecendo e tem mais vagas de emprego. As desvantagens são a baixa possibilidade de negócios, não há concorrência e nem diversidade de produtos e serviços e baixa geração de riqueza.
    Para melhorar os sistemas econômicos deveria comparar os dois e incorporar o que cada um oferece de melhor ao outro e o que daria certo no país, também deveriam ser revistas questões que não estão funcionando de maneira adequada para causar um impacto positivo na economia.
    Thais Bergmann

    ResponderExcluir
  13. Dentre os países que adotaram estes sistemas, podemos notar um desenvolvimento distinto. Nos países capitalistas, houve um grande desenvolvimento de tecnologia, através da acumulação de capital. Por outro lado, nos países socialistas as desigualdades sócias tendem a ser menores, pois os serviços básicos são garantidos pelo governo
    Luan Frantiesco Coelho Becker

    ResponderExcluir
  14. O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, e investimentos não são feitos pelo governo, ( ou se são feitos, em pequenas proporções)os lucros são distribuídos para os proprietários e grandes empresários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores de forma desigual, onde tendo conhecimento da grande procura de emprego, ofertam salários menores.Isto é, você recebe de acordo com seu trabalho, sendo cada um por si. O que ocasiona desigualdades sociais.
    O socialismo como conhecemos hoje desenvolveu-se com Karl Marx durante a Revolução Industrial. Marx escreveu através daquilo que estava vivenciando, com o exôdo das famílias para trabalho na indústria e as desigualdades que ali se iniciavam.O grau de igualdade de hoje foi obtido através de todos estes movimentos socialistas e igualitários. Portanto ele é uma doutrina triunfante. Os países que passaram pela etapa das revoluções burguesas têm o nível de vida do trabalhador que o socialismo lutou para ter o que considera justo e humano. Não vou dizer que países como França e Alemanha são socialistas, mas têm um nível de vida melhor para o trabalhador do que países em sub-desenvolvimento.

    Samantha Angela Marques - PROESDE

    ResponderExcluir
  15. Os dois sistemas não são maravilhosamente bons, o ideal é pegar o que funciona em um e no outro, juntar efazer o ideal em prol da sociedade para que haja desenvolvimento e com isso a economia irá crescer, o país se torna melhor e não existirá mais tanta disputa entre direita e esquerda.

    ResponderExcluir
  16. Como comentado em sala o capitalismo valoriza a existência do lucro nos negócios que ficam para os proprietários.

    É o socialismo a renda da produção é distribuída entre os trabalhadores, o governo garante o necessário para a sobrevivência do país.

    Exemplo de capitalismo:
    Sistemas de educação e saúde públicos e privados.

    Socialismo: sistema de educação e saúde públicos.

    Maicon Douglas Bergemann- PROESDE

    ResponderExcluir
  17. Como já mencionado anteriormente, o mais correto a se fazer economicamente e no âmbito social é extrair de cada teoria o que funcionou melhor e aplicar respeitando fatores como atualidade e cultura de cada país, é muito pesado comentarmos por exemplo que o correto a se aplicar no mundo é o Socialismo, vale lembrar que o Holocausto era LEGALIZADO nem por isso é correto... No brasil temos esse pragmatismo de direita versus esquerda o que na verdade não passa de uma briga partidária pelo poder, quanto maior for a preocupação pelo poder menor será a contribuição do governo (indiferente se for esquerda ou direita) para com a sociedade. Não tem como tocarmos nesse assunto sem falarmos da reforma politica, ao contrário de muitos que acham que essa reforma se trata de uma utopia, eu acredito que ela sairá sim e quando elaborada, deverá sim conter ALGUMAS idéias de Marx e Friedman, é claro, sempre analisando a conjuntura atual visando o crescimento econômico e diminuindo a desigualdade social. Já dizia Winston Churchill ''A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.''

    ResponderExcluir
  18. O capitalismo é um sistema econômico que tem como característica o acúmulo de riquezas e a busca por lucros. Já o socialismo baseia-se na igualdade. Como bem demonstrado, tanto o capitalismo como o socialismo possuem vantagens e desvantagens. Por esta razão, cumpre extrairmos o que há de melhor em cada um desses sistemas econômicos.

    Ana Letícia.

    ResponderExcluir
  19. Capitalismo - positivo: incentiva a produção e a busca de melhores sistemas; gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação e estabilidade mais longo.

    negativo: é mais propício a geração de desigualdades econômicas (ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres); individualismo social; egoísmo; ruptura comunitária e social.

    Socialismo
    Positivo: igualdade entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.

    Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.

    ResponderExcluir
  20. O capitalismo e o socialismo se referem a conceitos opostos, contudo, em uma análise mais detalhada é possível constatar e considerá-los complementares, mesmo com suas grandes diferenças. A vitória do capitalismo sobre o socialismo, em quase todos os países do mundo, não representa que o capitalismo é melhor. Mas apenas que sua estratégia foi melhor. A ilusão de liberdade capitalista foi mais eficiente do que a ilusão de igualdade socialista. As ditaduras capitalistas tiveram êxito em adestrar suas populações ao individualismo. As ditaduras socialistas não tiveram o mesmo êxito em manipular as massas ao coletivismo.

    Ana Paula Müller.

    ResponderExcluir
  21. O sistema econômico ideal pode existir em teoria, mas enquanto existem pessoas desenvolvendo um sistema próximo ao ideal, existem outras dez pessoas estudando todas as possibilidades de corrompe-lo, pois o caráter é algo que não depende de modelo econômico. Seja qual for o modelo econômico adotado, ou ainda se for uma mistura dos modelos capitalista e socialista, independente da proporção, ainda assim existirão problemas com relação à pobreza, saúde, falta de liberdade e corrupção.

    Gabriel Safanelli

    ResponderExcluir
  22. O que vai superar o Capitalismo? Segundo Marx, o Socialismo é a superação do capitalismo. E isso ocorre pela união dos trabalhadores (Proletariado) em forma de revolução contra o sistema capitalista, onde os donos de capitais, se utilizam da mão-de-obra de forma abusiva, pagando baixos salários, condições precárias de trabalho e jornadas exaustivas, tudo isso para os donos de capitais, acumularem mais capitais e fortalecerem assim cada vez mais esse circulo vicioso, então o socialismo é a forma igualitária onde o governo intervém e faz a divisão de maneira a todos na sociedade terem condições iguais. Se o Feudalismo foi superado pelo capitalismo, por que não o socialismo super o capitalismo? O que penso é que a resposta se encontra justamente nos dias atuais, onde o Governo tem poder de tomada de decisão e intervenção na economia no qual vivemos um momento aguçado de descredibilidade, se este Governo é formado por pessoas e as mesmas muitas vezes buscam o beneficio de interesses próprios e não da maioria, pelo menos de 51% como deveria ser a lógica, poderá um sistema econômico ser totalmente igualitário a partir do momento em que são sempre pessoas que estão a frente de qualquer comando e que repetidamente a história nos mostra que se a busca não foi pelo individual, ela é pelo corporativismo e estes a qualquer custa querem seus ganhos sem pensar na economia como um todo? Não o socialismo na origem não superara o capitalismo, que se alimenta de suas próprias crises, causando sempre as oscilações capazes de levar as novas crises e dela surgir a inovação, desenvolvimento, aperfeiçoamento, ou seja, o capitalismo neste momento é como uma criança aprendendo a andar, seus tombos o levam a persistência e a busca pela superação, após esse desafio superado outros virão e da mesma forma a evolução desta “criança” é longo prazo e cheia de fases. Se será superada eu não sei, mas neste momento o “ CAPITALISMO SELVAGEM ” é o modelo econômico que mais se fortalece no “EU” dos seu agentes.

    ResponderExcluir
  23. Mesmo se houvesse um sistema econômico ideal, existiriam pontos positivos e negativos e eles poderiam ser o mesmo, dependendo do angulo. O foco na sociedade e na coletivização dos meios de produção podem ser o ceu e o inferno do socialismo, pois como não existem melhores ou piores, não há expectativa de crescimento a não ser a exigida; O Capitalismos tem também no livre comercio e na legitimidade de bens privados também uma ameaça, pois pode desenvolver o crescimento industrial e economico mas também ocorre as diferenças sociais e a grande tendencia a corrução.
    Independente do sistema economico que se determinar, as vantagens e desvantagens estarão sempre presentes, a grande saída é saber como se avaliar cada alernativa e saber como torna-la aliada ao desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  24. Na minha opinião o capitalismo sem dúvida é a melhor forma de governo. No capitalismo, as chances de enriquecer são maiores, com livre comercio e lei da oferta e da procura. Temos a livre iniciativa e mão de obra assalariada.
    É claro que temos os contras como o acumulo de riqueza na mão de minorias e a exploração, mas comparando com o socialismo onde o governo decidi o quanto a pessoa deve comer ou o quanto ela deve receber, talvez não seria essa a melhor forma de governo para o nosso país.

    ResponderExcluir
  25. Capitalismo e socialismo são dois sistemas políticos e econômicos.

    O principal objetivo do sistema capitalista é acumular o capital, ou seja, o dinheiro. Isto deve ser feito através da obtenção de lucro nas atividades econômicas. No capitalismo, o acesso aos meios de produção é feito pela iniciativa privada, seja total ou parcialmente. O governo deve interferir o mínimo possível nas ações do mercado.

    O socialismo é um sistema político e econômico que surgiu como uma oposição ao sistema capitalista. Seu marco inicial é o manifesto comunista, escrito por Karl Marx e Hegel. No sistema socialista, o controle de todas as ações econômicas é realizado pelo Estado. Desta maneira, o Estado é a entidade que detém os meios de produção, como indústrias, fazendas e bancos. Sob este ponto de vista, ao pertencer ao Estado, os meios de produção são de propriedade de toda a população. Assim, não deve haver acumulação de capital em apenas uma indústria, setor ou pessoa: o lucro obtido com os meios de produção deverá ser dividido por todos. Desta maneira, o próprio conceito de lucro deixa de existir em um sistema socialista, uma vez que não há acumulação de capital.

    ResponderExcluir
  26. Socialismo e Capitalismo, duas formas de governo totalmente distintas. Capitalismo estabelece o domínio total ou parcial de todos os meios de produção, com distinção de classes. No entanto, o Socialismo é controlado pelo Estado, possuindo um monopólio, sem distinção de classes (igualdade). Na minha opinião, o capitalismo é a melhor forma, pois favorece quem mais se empenha em adquirir o patrimônio, já o socialismo depende do coletivo para esse enriquecimento.
    Camila Nesi

    ResponderExcluir
  27. Já na revolução industrial é possível mencionar pontos fortes do capitalismo e socialismo, através do valor de uso e valor de troca. No mundo atual são evidentes características muito fortes do capitalismo, mas é importante ressaltar que no momento da história conhecido como guerra fria (final da segunda guerra mundial), é que essa divisão de poder é evidente com a divisão de dois blocos de poder, de um lado a potência, Estados Unidos com o capitalismo e a União Soviética. A necessidade de consumo, criação de novas tecnologias impulsiona o homem a consumir mais, desse modo o lucro e a propriedade privada são mostrados de forma bem clara, sendo assim a divisão do trabalho esta relacionada como característica acentuada no capitalismo. Já no socialismo muitas vezes não é tão simples observar características evidentes, mas analisando um país socialista como Cuba é possível perceber características como propriedade coletiva, principalmente na área da saúde o investimento é estatal. Sendo assim é importante ressaltar que o capitalismo e socialismo deram origem á bipolaridade mundial.

    Heloisa Carvalho do Prado.

    ResponderExcluir
  28. O Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada. A desigualdade social é pequena.
    Capitalismo é definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, na obtenção de lucro através do risco do investimento, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e recursos-humanos afetados pelas forças da oferta e da procura.

    Juliano Knopick

    ResponderExcluir
  29. Tanto o capitalismo quanto o socialismo apresentam vantagens e desvantagens. O ponto positivo do socialismo é que permite uma melhor distribuição de renda, porém, a população fica à "espera" do governo que faz essa divisão de capital. Já o capitalismo apresenta como fator positivo a motivação que gera na produção, a busca por ofertar produtos e serviços melhores com a finalidade de obter lucros. Quanto ao lado negativo destaca-se a má distribuição de renda.
    Cristiane Batista Vieira

    ResponderExcluir
  30. O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.

    O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.

    Alberto Rodrigo de Oliveira dos Santos

    ResponderExcluir
  31. Capitalismo: liberdade econômica com pouca intervenção do governo na economia, salários dos trabalhadores definidos pelo mercado, preços dos

    produtos são definidos pela lei da oferta e procura, investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada, existência

    de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento, existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição

    econômica das pessoas,meios de produção (fábricas, fazendas) e bancos nas mãos de particulares (propriedade privada),valorização e existência do

    lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s), existência de pobreza e miséria em grande parte dos países,sistemas de educação e saúde

    público e privado.
    Socialismo: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia,salários controlados e definidos pelo governo, preços

    controlados pelo governo, investimentos feitos apenas pelo Estado,baixa desigualdade social,inexistência de classes sociais, fábricas, fazendas, bancos

    controlados pelo governo,a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores, o governo garante o necessário (educação, saúde,

    alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza.
    Glauciane de Mello Vieira

    ResponderExcluir
  32. O capitalismo e o socialismo representam dois sistemas político-econômicos absolutamente distintos. O Capitalismo tem como base a obtenção de lucro através da exploração do trabalhador, seu objetivo é acumular capital (lucro) proveniente do trabalho do proletariado. Enquanto o foco do Socialismo não é o lucro e sim a sociedade como expressa seu nome.
    Não se pode negar que o Capitalismo traz desenvolvimento e cria a Globalização- por exemplo- um produto produzido na China pode ser vendido no Brasil, sem fronteiras para essa conexão. Mas o Capitalismo gera muitos miseráveis. Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes. O socialismo é ainda adotado por alguns países, como Cuba, o qual levando em consideração a sua prática, o país se torna fechado, não há democracia e apenas o governo se beneficia.
    Gislaine Lach - Proesde

    ResponderExcluir
  33. Capitalismo e Socialismo são sistemas contrários, tanto quanto o outro com seus pontos positivos e negativos. O capitalismo, nos seu tempo primitivo, fazia com que a prática e a teoria entrassem em um equilíbrio sistêmico. Hoje, o que fazemos parte é um capitalismo extremo onde apenas consumimos exageradamente e temos um planeta cada vez mais sujo e desigual com más distribuições de rendas, onde o rico fica cada vez mais rico e a pobreza vem chegando ao extremo do ridículo onde o governo atende com assistencialismo e não na fonte do problema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO BIOGEOQUÍMICO E A AÇÃO ANTRÓPICA

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O EXTRATIVISMO

O SOLO E A QUALIDADE AMBIENTAL