QUEM É REALMENTE O PAPAI NOEL?




Uma das tradições de Natal é a troca de presentes, famílias do mundo todo que cultuam essa tradição, que por sinal é muito bela. Os motivos são muitos, o clima natalino contagia as pessoas, mas como explicar este momento? Uma das explicações é bíblica, pois Jesus recebeu presentes dos Reis Magos e, então, atribui-se ao Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país, o fato de presentear. Porém, as pessoas mais pobres de espírito atribuem ao Papai Noel este fato. Mas quem é este?.
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Porém, existia a lenda do papai-noel-do-mato, uma figura malvada que torturava as crinaças que não obedeciam.
O Bispo Nicolau foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo, tornando o ato de troca de presentes comum durante a ceia de natal.
Até o final do século XIX, o papai noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura (confusão entre as roupas o Bispo – Marrom e do papai noel – Verde). Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano, para tentar melhorar a imagem do papai-noel-do-mato e associar à figura de Nicolau.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o papai noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do papai noel pelo mundo – o Papai Noel da Coca-Cola. Que não deixou de ser malvado, pois incentiva as crianças ao vício de tomar refrigerantes que vão, aos pouco, matando essas crianças.
Apesar de todas estas tradições serem importantes, a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal remete ao nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados por meio da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.
 Assim, não se esqueça de que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento daquele que deu a sua vida por nós, Jesus Cristo. Logo, é uma data de reflexão, perdão e projeção de um novo ano cheio de boas novas.

Comentários

  1. Professor até que horas sai o resultado do exame ?? Sai dia 19 né ?? Os dos meus amigos ja sairam e o meu ainda não saiu no site

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO BIOGEOQUÍMICO E A AÇÃO ANTRÓPICA

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O EXTRATIVISMO

O SOLO E A QUALIDADE AMBIENTAL