VOCÊ SABE ESTUDAR?


É sempre muito comum vermos os estudantes, principalmente, do ensino médio tentando fugir de estudar ou fazer em casa as tarefas da Escola. Mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova.
Estudar no contra-turno deve ser uma tarefa contínua, porque o conteúdo programático, por ser novidade, é muito extenso e pode dificultar o aprendizado ou a COMO ESTUDAR fixação e memorização, pois devido ao processo de crescimento é normal os jovens terem lapsos de memória.
Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia a dia dos nossos adolescentes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e observando se o “sacrifício” compensa ou não.

É só começar, mas como?
Inicialmente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora.
O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, hoje você teve aulas de Geografia, História e Matemática. Revise os conteúdos, faças os exercícios e pesquise mais sobre este conteúdo.
Cuidado! Quatro horas é o tempo máximo para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), para não se tornar um peso. Portanto, sem exageros!
faça isso diariamente e, se você tiver coragem, no final de semana faça uma revisão dos conteúdos da semana.
O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.
Se você fizer este exercício de estudar aos poucos, vai evitar os famosos “brancos” na hora da prova.
Saiba mais assistindo este vídeo: COMO ESTUDAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO BIOGEOQUÍMICO E A AÇÃO ANTRÓPICA

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O EXTRATIVISMO

O SOLO E A QUALIDADE AMBIENTAL