ASPECTOS FÍSICOS DE SANTA CATARINA - VEGETAÇÃO



A vegetação Catarinense:

  
Define-se vegetação como o conjunto dos vegetais nativos de uma região que varia de acordo com o relevo, com o clima e com o tipo de solo nele existente.
Em Santa Catarina, encontramos as seguintes formações de vegetais:
- Mata Atlântica: é uma floresta situada no litoral e se estende pelo interior da bacia do Itajaí. Nesta formação, encontramos o louro, o ipê e madeiras de grande valor econômico. A extração destas madeiras alimenta a indústria de fabricação de móveis e produção de lenha e carvão vegetal.
- Mata Subtropical: localizada nas proximidades da bacia do Rio Uruguai. As principais espécies encontradas são: peroba, figueira, palmeira, canela, entre outras. O solo é rico e muito aproveitado para a agricultura.
- Mata das Araucárias: cobre a maior parte do Estado e tem grande valor econômico. Recebeu este nome devido à presença do pinheiro-do-paraná. Nesta mata, encontramos também erva-mate, imbuia, palmeira e cedro. A imbuia é muito utilizada na fabricação de móveis. Da erva-mate se faz-se chá e chimarrão.
- Campos de altitude: em regiões de maior altitude encontramos uma pequena formação de campos. A maioria dos campos de Santa Catarina se apresenta com formações de gramíneas e de pequenos arbustos. Além da criação de gado, desde os tempos coloniais, os campos catarinenses foram também pouco a pouco sendo ocupados pela agricultura.
- Vegetação litorânea: é encontrada na faixa costeira e é caracterizada pelos mangues, onde encontram-se os vegetais comuns aos terrenos alagadiços.
- Faxinais: são as áreas com intermediárias entre florestas e campos que produzem lenha miúda, onde predominam o guaraperê, os guaramirins, os taquaris e os carazais.

O crescimento da pecuária e o desmatamento:

Com a produção econômica em Santa Catarina, parte da natureza teve que ser substituída, então é comum vermos construções próximas às praias e rios e também, desmatamentos para introduzir a agricultura e a pecuária.
Claro que precisamos nos alimentar. Porém, devemos perguntar: não existe outro meio de produzir alimentos além do desmatamento?
Claro que sim, existem técnicas e manejos de solo que permite plantar, colher e criar animais sem grandes impactos ao meio ambiente. Contudo, a prática da agricultura e pecuário de exploração ou subsistência em Santa Catarina e antiga, anterior à descoberta dessas novas tecnologias.

A silvicultura e o impacto ambiental:

Como grande parte de nossas florestas foi derrubada, a parcela que não será usada pela pecuária e agricultura, usa-se com a silvicultura, isto é, novas árvores são plantadas para explora-las economicamente. Em nosso estado além de silvicultura pratica-se também o reflorestamento, usam-se especialmente o pinheiro, o eucalipto, a acácia-negra e árvores frutíferas. Porém, o reflorestamento não resolve o problema do equilíbrio do meio ambiente, Isso ocorre porque, com a extração de muitas espécies de árvores, os animais não conseguem se adaptar ao novo meio ambiente.
Saiba mais, vendo o vídeo: Geografia Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO BIOGEOQUÍMICO E A AÇÃO ANTRÓPICA

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O EXTRATIVISMO