A GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O RELEVO





O relevo Catarinense:

O mapa de relevo de Santa Catarina mostra uma regularidade para com a paisagem brasileira. As altitudes mais elevadas não ultrapassam a 2100 metros e em poucos casos ultrapassam a 1500 metros. Portanto, as altitudes são modestas. Isso reflete o fato de ser o relevo brasileiro formado por solos de datação antiga, na maioria dos casos formados nas primeiras eras geológicas e alguns poucos casos em eras mais recentes. O que transforma nossos solos em sua ampla maioria aptos para a agricultura.
Em âmbito geral as unidades geológicas do relevo de Santa Catarina são assim divididas:

1.   PLANÍCIE LITORÂNEA

Localizam-se na encosta dos Planaltos e Serra do Leste, evidentemente bem próximo ao mar, junto ao litoral.
A planície Litorânea apresenta larguras bastante variadas, alargando-se em alguns lugares como no vale do Itajaí, onde chega até as proximidades da cidade de Ibirama, com mais de 100Km de extensão; no vale do Itapocú, chegando até a cidade de Corupá; e no vale do rio Tubarão a planície se abre no litoral, adentrando para o interior e vai até quase a cidade de Santa Rosa de Lima.
Porém, em algumas regiões ela se estreita muito, como acontece na região da Serra do Tabuleiro, desde a parte Sul da Grande Florianópolis até a cidade de Garopaba onde não tem mais de 15 Km de largura.
Foi pelo litoral que os primeiros colonizadores chegaram em nossas terras e por isso, quase todas as principais cidades do estado, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Criciúma e Tubarão, ai estão localizadas.

2.    PLANALTOS E SERRAS

Localizados na encosta do litoral, como se fosse um contraste junto com a planície costeira.
Estas Serras estendem-se desde o Nordeste até o Sudeste do estado. No Nordeste, onde aparece com destaque, chame-se Serra do Mar, e vai tendo nomes locais, como Serra de Jaraguá, do Tabuleiro,…, porém, com altitudes menores. Esta formação se estende no sentido longitudinal e sofre um rompimento no vale do Itajaí. Já no Sudeste reaparece com toda a sua pomposidade e recebe o nome de Serra do Rio Do Rastro, onde apresenta suas maiores altitudes, como o Campo dos Padres que aparece com uma altitude de 2.084m e o Pico da Igreja com 1.850m. Há precipitação de neve durante o inverno e chama a atenção de inúmeros turistas. Está formação se destaca por ser o divisor de águas de Santa Catarina.

3.   PLANALTO CENTRAL

Forma-se uma elevação que começa em uma linha imaginária longitudinal desde a Serra do Rio do Rastro até a Serra do Espigão e vai no sentido transversal até a Serra da Fortuna. O destaque do relevo desta região acaba sendo a presença de muitos Planaltos como o de Lages, de São Bento, de Lages, de São Joaquim e de Planalto de Canoinhas, embora esse esteja na configuração da Depressão.
As Serras, em menores proporções do que os Planaltos, aparecem com destaque como é o caso da Serra Geral, que corta o centro do Estado; a Serra do Espigão, próximo à Caçador e a Serra da Fortuna que é a mais elevada desse contexto. Ela situa-se na fronteira política com o Estado do Paraná e por isso ganha mais importância naquele Estado, isso porque a cidade de Palmas, que é a mais fria cidade paranaense, se encontra sobre essa Serra.

4.   PLANÍCIE DO VALE DO RIO URUGUAI

Nesta região encontramos um relevo com formas baixas, onde predominam altitudes de até 200m, em alguns pontos chega até 400m. Porém, em raros casos. Essa região não chega a ser muito diferente do litoral, pois o clima e o mesmo, a pluviosidade e a umidade também.
Por ser basicamente constituído de terrenos areníticos-basálticos a região é muito aproveitada com a agricultura.

As áreas de preservação:

Segundo o Ministério do Meio-ambiente e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Santa Catarina é o estado com a maior área de preservação ambiental do país, com 34% de sua Mata Atlântica intacta. Para entender o quanto isso é representativo, o Brasil inteiro possui uma área de preservação inferior a 5%.
A FATMA – Fundação do Meio Ambiente, foi criada em 1974 e até o ano de 2003 contava com apenas cinco parques ecológicos, sendo que o último havia sido criado há cerca de 20 anos. Nos últimos 8 anos foram criados quatro parques ecológicos.

Parques Nacionais e Estaduais em Santa Catarina:
- Parques das Araucárias – São Domingos;
- Parque do Fritz Tzplaumann – Concórdia;
- Parque do Rio Canoas – São Bonifácio;
- Parque estadual da Serra do Tabuleiro – Grande Florianópolis.
- Parque Nacional de São Joaquim – Bom Jardim da Serra;
- Parque nacional de Aparados de Serra – Praia Grande;
- Parque Acarai – São Francisco;
- Parque da Serra Furada – Grão-Pará;
- Parque Estadual Rio Vermelho – Florianópolis;
- Reserva Biológica Estadual do Sassafrás – Benedito Novo;
- Reserva Biológica Estadual da Canela Preta – Botuverá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CICLO BIOGEOQUÍMICO E A AÇÃO ANTRÓPICA

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA - O EXTRATIVISMO